Fim de ano, hora de traçarmos os sonhos e desejos para 2012. Que venham os novos desafios pois eles fazem parte de nossas vidas. Mas muitos são os especialistas que falam em como alcançar vitórias superando esses desafios. Muitos são os livros que nos ensinariam a sermos melhores, e eu diria tem livro para tudo, para qualquer problema que você se deparar, poderia ler um desses e quem sabe encontrar a solução, ou a ajuda necessária para transpor seu dilema pessoal. Vejamos alguns: O Maior Vendedor do mundo, Treinando a emoção pra ser feliz, Quando me amei de verdade, O poder da mente, Emagreça com bom humor, Nunca desista de seus sonhos... e por ai vai, uma lista infindável! Claro que abstraindo-se um pouquinho daqui e acolá teríamos boas lições de auto ajuda, afinal são mestres e doutores que nos escrevem e se o fazem é porque são bons em ensinar, ou nos relembrar de como conduzir as coisas de maneira mais fácil e prazerosa para se alcançar o sucesso seja ele financeiro, afetivo, emocional, intelectual ou qualquer outro.
Mas eu diria, de nada adiantaria lermos todas estas coleções se as nossas intenções de mudança não são de fato internalizadas por nós mesmos, grifo meu, e se não nos propusermos à virada, à mudança, abdicando-se do obsoleto, do áspero, da maldade, da perversidade, da preguiça, da inveja, do ódio, e tantos outros sentimentos que nos inferioriza enquanto seres humanos que somos. A cada ano eu e tantas outras pessoas prometemos isso e aquilo que no decorrer de 365 dias, inventamos desculpas para não realizarmos.
E o que nos causa isso? Afinal porque acabamos por negligenciar com nossos sonhos?
Diria que seria falta de planejamento e que para que nossos sonhos se concretizem é preciso uma certa doutrina de comportamento, posso elencar alguns fatores que considero necessários para alcançarmos qualquer meta:
2. Verifique o tempo necessário que levará pra sua meta ser alcançada;
3. Calcule os custos;
4. Seja realista com você mesmo.
De nada adianta sonhar com algo que não que possa contar com sua família (conjugue, filhos, pais) para alcançar. Agora se você já listou sobre suas metas, disciplina e luta se faz necessário para que as alcance, e não esqueça do principal: relacione-se bem com todos, respeitando-os. Seja integro, honesto e tenha um pouco de valorização pessoal que também ajuda. Vamos lá, que venha 2012. Que com a benção de Deus será um ano de conquistas e vitórias em todos os sentidos.